terça-feira, 20 de novembro de 2007

TIRANOS no poder!


Épocas conturbadas, de crises sócio-econômicas, de desgoverno, de desmandos formam o cenário para o surgimento da Tirania, onde reinará a figura do “tirano”.
Platão afirmava que uma excessiva liberdade de uma democracia, também pode levar o povo a cair nas garras de um tirano.
Assim, instala-se a servidão dessa sociedade a um governante cuja vontade é a lei. O tirano só deseja preservar seu poder e sua riqueza, aniquilando e esmagando a participação, os anseios e as vontades de seus súditos.
Conforme nos ensina Nicola Abbagnano, atualmente o termo “Tirania” é bem menos usado, isso não quer dizer que os regimes tirânicos tenham desaparecido ou estejam fora de moda.A Tirania hoje, encontra-se sob o véu do Absolutismo ou Totalitarismo. Eles estão presentes nos cinco continentes...
O status do tirano, ou seja sua legitimação e sua perpetuação no poder se faz através da Educação.
Ao governo tirânico interessa, súdito escravizado e obediente, sem reflexão crítica, sem visão de futuro, sem ideais revolucionários, com elevado grau de submissão e de tolerância. Esses “princípios” que interessam à Tirania são passados através da Educação.
Assim, o cardápio escolar servido nas escolas dos governos totalitários ou tirânicos está recheado de sua ideologia.
Daí, a responsabilidade do EDUCADOR, que deve estar sempre atento ao currículo, ao material didático e às prioridades que são estabelecidas pelo interesse do Sistema.
SALETE MICCHELINI

Nenhum comentário: