terça-feira, 20 de novembro de 2007

O "Super-homem" virá?????


O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) escreveu o profético “Assim falou Zaratrusta” aos moldes dos textos bíblicos, dos textos hebreus e épicos antigos. Era estudioso de Teologia e de textos clássicos da antiguidade. O próprio Nietzsche confessou que o seu “Zaratrusta” era um livro incompreensível por ter uma condição particular e íntima.
Após ler “Assim falou Zaratrusta”, faço a seguinte consideração: o escritor utiliza-se do profeta errante Zaratrusta para pregar sua idéia do Eterno Retorno, da finitude de tudo e de Deus não existe. Só a morte elevaria o homem a ponto de uma superação de sua condição para Além-do-Homem. Entendo que essa morte, pode também representar, a extinção de uma maneira de sentir, de pensar e de avaliar antiga para que nasça outra
Porém, valendo-me do próprio pensamento de Nietzsche, que não via objetivo na existência do Universo, ele dizia que se a existência tivesse alguma finalidade, já teria realizado, pois tudo é finito, chego ao seguinte questionamento:
- Se a condição de “Super-homem” profetizada por Nietzsche em 1883, fosse possível de realização, ela já não deveria ter sido atingida????
SALETE MICCHELINI

Nenhum comentário: