terça-feira, 20 de novembro de 2007

Cultura popular X Cultura erudita



Sendo a Cultura uma construção histórica e coletiva da vida humana, ela é composta dos variados e diversificados processos que as sociedades atravessam. Abrangendo um conjunto de saberes coletivos e próprios, que se manifestam através de códigos verbais e não-verbais, práticas costumeiras e rituais, expressões festivas e artísticas.
A dualidade estabelecida entre cultura “erudita” e cultura “popular” interessa, diretamente, ao conhecimento dominante. Ficando intrínseca a idéia de que o “erudito” é produzido por uma classe superior e elitizada, porque participa, justamente, das instituições dominantes.
O “popular” é o oposto (estipulado pelo próprio saber “erudito”) ficando atrelado às classes pobres, à cultura inferior, que seria menos requintada, elaborada e requintada.
A manutenção dessa polarização é uma atitude política, pois a reversão dessa idéia passa pela transformação das relações sociais e das desigualdades entre as classes sociais.
O conhecimento de determinada cultura possibilita os instrumentos necessários para sua dominação. E, ciente disso, o poder constituído preocupa-se em definir, em entender, em controlar e em infiltrar na cultura os seus próprios interesses.
É nesse momento que a cultura adquire o caráter de resistência à dominação, pois a cultura pode expressar força de libertação e de “rebeldia” em suas múltiplas manifestações.
Uma manifestação cultural popular pode conter o caráter transformador, exteriorizando a luta travada na relação entre opressores e oprimidos.
A cultura utiliza-se de ações humanas simbólicas e essa pluralidade cultural é que faz a diferenciação entre os grupos humanos, porque no aspecto biológico ou físico somos todos homo sapiens ...daí o comentário do Prof. Leslie White: “...um macaco não é capaz de apreciar a diferença entre água benta e água destilada”
SALETE MICCHELINI

Nenhum comentário: