terça-feira, 20 de novembro de 2007

Interrelações de Cultura, Poder e Ciência


Ciência, Cultura e Poder são temas delicados e polêmicos, principalmente, devido ao uso que se faz deles ou em nome deles...
Sabemos que a Ciência é elaborada, direcionada e autolegitimada por uma comunidade científica. Seu início e potencial desenvolvimento sempre estará ligado à determinada cultura, que por sua vez poderá estar subvencionada pelo poder dominante.
Como triste exemplo, remeto-me ao terrível médico Dr.Josef Mengele que levava o título de “cientista” conferido pelo Terceiro Reich e fazia absurdas e mórbidas experiências genéticas com pessoas vivas!!!!
Como conciliar Ciência, Cultura e Poder?
Basicamente, percebemos que, ao longo da História, que as três vertentes têm interesses comuns porém completamente distintos em relação ao seu fim. Várias culturas, foram aniquiladas com respaldo de um “pseudoconhecimento” subserviente ao poder dominante.
Em registros históricos escritos por viajantes, por “colonizadores” ou por “descobridores” ficam evidenciadas as intenções de subjugar e rebaixar a cultura local para um nível inferior. Como se fossem grupos primitivos , indivíduos de segunda categoria até mesmo barbarizando-os.
Atualmente, o poder Capitalista promove uma verdadeira concentração de cientistas trazidos de países periféricos, que são aliciados e financiados formando uma elite “multi-cultural” em seus laboratórios e Centros de Excelência. O que dizer da mega-poderosa MICROSOFT?
Sem nenhum alarmismo, as grandes potências mantêm seus informantes e “espiões” em pontos geográficos e culturais estratégicos, sob a pacata figura de “missionários”, de “ambientalistas” bem intencionados...
Será que sabemos quantos desses “missionários” estão hoje na Amazônia?
Enfim, o conhecimento e o saber científico cuidadosamente produzido é uma forma de entender a evolução sócio-cultural de um agrupamento humano, mas jamais poderá estar à mercê do Poder e da ganância dominadora de regimes totalitários ou capitalistas.
SALETE MICCHELINI

Nenhum comentário: