segunda-feira, 15 de outubro de 2007

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS A PARTIR DAS SÉRIES INICIAIS


Se estivermos pensando a Educação como um processo que necessita de estratégias e de metodologias eficazes, faço aqui algumas observações sobre a importância de se incluir no currículo escolar, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental, da disciplina “Filosofia”.
São muitas as críticas feitas aos programas e aos currículos de ensino elaborados pelo Sistema. Conteúdos desnecessários, falhas nas seqüências dos conteúdos de uma série para outra, excesso, falta ou distorções de informações, programas desatualizados entre inúmeras outras reclamações são feitas por professores e especialistas que atuam nas escolas.
Percebe-se uma urgência de uma ação transformadora que venha a gerar mais interesse e participação democrática, mais eficiência no pensamento crítico. Talvez esteja na hora de iniciar uma experiência educacional inovadora, que mostre ás crianças a utilidade dos procedimentos filosóficos para se conhecer a realidade que nos cerca.
A valorização da Filosofia como conteúdo, como uma atitude cotidiana e uma forma de desenvolvimento intelectual pode advir da sua inclusão no currículo das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Na escola, encontramos um universo de experiências cotidianas, de crenças, de opiniões, de preconceitos e outros tópicos que são propícios e adequados para a reflexão filosófica desde a mais tenra idade.
Quem sabe se colocando a Filosofia, bem mais cedo na vida da criança, como parte integrante das principais áreas das ciências do conhecimento, ela retome seu posto perdido de “Rainha das Ciências”?
Sabemos que a Filosofia existe há mais de 25 séculos. Dela surgiram e, pouco a pouco, se emanciparam, as várias ciências particulares e consagradas, que foram definindo seus objetivos, seus métodos e seus resultados próprios.
Cada ciência, ao se desligar da Filosofia, foi se enobrecendo e agigantando, sendo cada fez mais considerada necessária e útil.
O fato não se repetiu com a Filosofia. A partir do século XIX, a Filosofia já estava limitada como ciência e como meio de conhecimento através da consciência reflexiva (talvez por influências Positivistas e Racionalistas).
Interesses políticos e ideológicos do Estado contribuíram para excluir e desprestigiar alguns conteúdos didáticos e supervalorizar outros, em sua função e benefício.
Atualmente, diante de tanta novidade, tanto progresso e desenvolvimento tecnológico, com a massificação da cultura, a manipulação das idéias, o crescimento da desigualdade social, a elitização do conhecimento as pessoas nunca precisaram tanto refletir cada vez mais cedo sobre sua condição social e histórica.

Vale citar as palavras de Luis Althusser:
“Ora, é através da aprendizagem de alguns saberes práticos (savoir-faire) envolvidos na inculcação massiva da ideologia da classe dominante que são em grande parte reproduzidas as relações de produção de uma formação social capitalista. Isto é, as relações de explorados com exploradores e de exploradores com explorados”

Jean Piaget (1896-1980) que tanto estudou e desvendou as engrenagens do raciocínio e suas diversas etapas, concluiu que a criança tem uma forma própria e ativa de raciocinar e de aprender.
Assim sendo, a criança já poderia ter o contato inicial com a Filosofia entre as fases “Pré-Operatória” e a “Operatória-Concreta”, que são as fases decisivas na construção do raciocínio abstrato.
Uma máxima da teoria piagetiana é que o conhecimento é construído na experiência. Para Piaget, o que permite a construção da autonomia moral na criança é o estabelecimento da cooperação em vez da coação e do respeito mútuo no lugar do respeito imposto através da autoridade.
Dentro da escola, isso significa democratizar as relações para formar sujeitos autônomos, críticos e transformadores. Considerando as conclusões de Piaget, a inclusão da Filosofia nas séries iniciais contribuiria e coincidiria com as etapas onde a potencialidade do pleno desenvolvimento do pensamento abstrato e reflexivo estaria se aflorando.
A Filosofia sempre teve conexões íntimas e reais com as outras ciências, na articulação de pensamento, abrindo campos para novos saberes e novos progressos intelectivos.
Levantemos essa bandeira para a inclusão da Filosofia desde as séries iniciais do Ensino Fundamental em todas as salas de aula do Brasil!
A presença da Filosofia mais cedo na vida da criança e numa etapa de suma importância para a construção e evolução de seu raciocínio anteciparia as competências e habilidades que tanto pregamos como essenciais para o ser humano.
Valores como o respeito mútuo e ao bem comum, direitos e deveres, laços de família e de solidariedade, tolerância e justiça social começariam a ser cultivados e brotariam de forma espontânea.
Dessa forma a escola estaria contribuindo na construção, de verdade, do cidadão que queremos para nós e que desejamos difundir para a ação transformadora da sociedade.
A criança seria conduzida para questionar mais e reproduzir menos. Questionar o que parece óbvio, para adquirir a capacidade de problematizar com abstração, para depois se apropriar reflexivamente da elaboração de uma solução significativa da questão.
Assim sendo, a Filosofia não seria uma disciplina “distante” e “alheia” ao currículo da criança, mas sim uma presença contextualizada no cotidiano escolar, familiar e no entorno social, histórico e cultural dos fundamentais anos da vida da criança.
A Filosofia seria necessária, útil, agradável e produtiva de seres humanos melhores.
SALETE MICHELINI

6 comentários:

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