segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A FILOSOFIA E A RELIGIÃO


O ser humano e o sagrado caminham lado-a-lado. O homem, ao longo de sua trajetória histórica na Terra, sempre procurou e continuará a procurar uma sustentação para sua existência, para direcionar sua frágil e finita duração real.
Essa existência terrena breve e, às vezes, cheia de sofrimentos, de injustiças, de angústias, leva o homem em busca de algo mais perene, mais duradouro ou eterno.
Dessa incessante busca surgem vários caminhos que nos remetem ao plano das explicações plausíveis para determinado acontecimento em determinado momento histórico. Assim, surgem as manifestações culturais ligando o humano ao divino, o real com o irreal, o mundano ao sagrado.
A Filosofia se interessa por todas as questões relativas à cultura do ser humano. Os saberes humanos, suas verdades, seus procedimentos, suas práticas tornam-se questões de interesse filosófico.
O ser humano talvez seja, dentre todas as espécies, a mais fraca e indefesa. Impossibilitado de sobreviver isoladamente, o homem reúne-se em grupos. Portanto, a diversidade de grupos sociais e culturais faz surgir uma diversidade de crenças e fé religiosas.
Essa força religiosa atua nos grupos humanos de forma tão poderosa que pode conduzir totalmente a vida das pessoas.
Durkheim, em um de seus brilhantes legados sobre esse instigante assunto diz:
“...existe algo de eterno na religião, que está destinado a sobreviver a todos os símbolos particulares nos quais o pensamento religioso, sucessivamente, se envolveu. Não pode existir uma sociedade que não sinta necessidade de manter e reafirmar a intervalos, os sentimentos coletivos e idéias coletivas que constituem sua unidade e personalidade.”
A Filosofia então, através do pensamento crítico numa atitude reflexiva indaga as razões, as causas e efeitos, enfim, o sentido dessas ações religiosas, questionando qual é a importância, a finalidade, a utilidade delas na vida do ser humano.

Salete Micchelini

Nenhum comentário: