quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Por que Filosofia?


Por que FILOSOFIA?

Antes de responder à pergunta, temos que analisar um pouco o nosso modo de vida. As pessoas que vivem em sociedade adotam um padrão como modelo de comportamento, de opiniões, de concordância, de aceitação, às vezes, de maneira irrefletida. A essa atitude da maioria das pessoas: indiferente, submissa, copiada e alienada dá-se o nome de SENSO COMUM.
Assim, na sociedade onde o senso comum se estabelece por falta de um questionamento crítico existe um campo fértil para o fenômeno da IDEOLOGIA.
Mas, o que é Ideologia? No dicionário, encontraremos “ciência das idéias”. Mas seu significado é muito mais profundo e perigoso. A Ideologia é um conjunto de idéias que elabora uma compreensão da realidade, mas uma realidade “mascarada”, ou seja, de forma parcial e distorcida.
Mas, para quê? Seu objetivo é enganar ou ocultar a realidade para a população, impondo, dissimuladamente, o pensamento de domínio de uma classe sobre a outra. Assim, a classe dominante se mantém no poder, perpetuando a relação entre opressores e oprimidos.
Onde encontramos a Ideologia? Muito difícil aponta-la de maneira visível e óbvia. Ela se encontra infiltrada nos livros didáticos, nas músicas, nas revistas, nos jornais, na moda, no trabalho, na televisão (propagandas, programas, novelas, desenhos animados...)
Agora, voltemos a primeira pergunta: POR QUE FILOSOFIA? Porque a Filosofia é única forma de reflexão e interpretação racional da realidade, por ser um exercício sério e crítico: ela é o único caminho para que o homem se torne consciente de si e dos outros. Tenha opinião independente e fundamentada, buscando a forma de entendimento dialético, rompendo com o “senso comum” e usando o “senso crítico”.
Por último, a palavra “crítica” vem do grego “krisis” e significa: ruptura, fase de desequilíbrio de idéias... é o momento decisivo do crescimento transformador humano!
-DICAS AOS INTERESSADOS:
1. Comece lendo sobre Filosofia e grandes filósofos;
2. Informe-se sobre a relação desigualdade social e política;
3. Assista a filmes épicos e históricos;
4. Tente responder a quem interessa a falta da educação para o povo;
5. Nunca aja ou siga a idéia do outro sem antes refletir: Por quê? Para quê?
6. Respeite a opinião do outro, mas tenha a sua opinião refletida e formada.

SALETE MICCHELINI

Um comentário:

bené disse...

Parabéns pela iniciativa! Fico feliz em ver seu dinamismo e sua alegria de viver. Certamente voce é um exemplo a ser segudo, inclusive por seus filhos. A Filosofia na sua incessante busca da verdade será infinita, enquanto existirem pessoas como você, felizmente. E averdade, o que é a verdade? A verdade sou eu, é voce, somos nos, enfim é toda a humanidade, o resto são mistérios insondáveis, como bem o disse Shakespeare. Um grande beijo em seu coração, Bené