segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Antropologia Cultural


Manifestação cultural brasileira popular: A Capoeira

Contexto histórico
Misto de dança, jogo, brincadeira e luta essa manifestação cultural surgiu com os escravos vindos da África.
Na época do Brasil-Colônia, meados do século XVI, havia muita necessidade de mão-de-obra no cultivo e no engenho de cana-de-açúcar.
Foi assim que, quatro milhões de negros africanos foram capturados na África para serem submetidos ao trabalho escravo no Brasil.
Um intenso tráfico de escravos se formou entre África – Pernambuco – Bahia – Rio de Janeiro, onde aportavam os “navios negreiros” desembarcando os negros cativos.
A partir daí, um triste capítulo e violento capítulo teve início, manchando de suor, sangue e lágrimas, as páginas da História do Brasil.
Ao negro escravo era negada até a condição de ser humano. Depois de negociados como mercadorias, o dono podia usar e dispor do escravo como bem entendesse. O tratamento dispensado ao escravo era, praticamente, o equivalente ao dado aos animais de serviços de tração.
Ao contrário do que muitos pensam, os negros não aceitaram, pacificamente, o cativeiro e as torturas que lhes eram impingidas. Os homens que reinavam livres nas tribos africanas, não se submeteram aos maus-tratos de seus proprietários, sem demonstrar uma forma de reação e resistência.
Quando o sofrimento nas “senzalas” se tornava insuportável, muitos negros fugiam arriscando a vida em busca da liberdade. Alguns eram recapturados pelos “capitães-do-mato”, que os traziam de volta à fazenda e lhes aplicavam castigos brutais. Aqueles com obtinham sucesso na fuga, formaram comunidades de resistência, onde se abrigavam, eram os “Quilombos”
Os negros que permaneciam como escravos não podiam expressar sua cultura de origem em rituais religiosos ou de guerra.

Capoeira brasileira
A maioria dos estudiosos afirma que a manifestação surgiu no Brasil, porém o fato não pode ser comprovado, por falta de registros históricos. Segundo se apurou, a capoeira surgiu no Brasil, entre os negros bantus vindos de Angola. A validação dessa hipótese se dá na inexistência de manifestações semelhantes em quaisquer outros lugares do mundo que também receberem escravos vindos da África.

Capoeira e seus significados simbólicos
A capoeira compõe-se de uma atividade corporal com coreografia acrobática que lembra propositalmente uma dança, reforçada pela presença da música. Sem música, não há Capoeira. Só depois que os músicos se colocam em forma de roda, impondo o ritmo ao som de instrumentos, de cantos e de palmas, é que os participantes se apresentam.
Assim, aos olhos dos “donos”, os escravos dançavam e se divertiam a sua maneira pela noite adentro.
Porém, golpes precisos e mortais se aliavam à ginga, aos passos de destreza, de elasticidade, de atletismo que visavam um treinamento de combate cujo objetivo era derrubar o adversário. Dessa forma disfarçada, a Capoeira se espalhou e era permitida nos terreiros e nas senzalas.
A Capoeira proporcionava a manutenção de traços da cultura africana, aliviava o estresse do trabalho escravo, promovia a conservação da boa forma física e preparava os homens na técnica de combate.

Capoeira: da repressão à liberação
- Após a Abolição (1888), veio a Proclamação da República (1889), a Capoeira foi oficialmente proibida pelo Marechal Deodoro da Fonseca e considerada crime. A pena a quem praticasse variava de 300 açoites com sal e cachaça à ida para o calabouço.
- Em 1893, deu-se o auge da repressão, a pena foi transformada em deportagem dos praticantes para a Ilha de Fernando de Noronha com trabalhos forçados.
- Em 1937, o presidente Getúlio Vargas, revogou a lei Sampaio Ferraz, liberando a prática da Capoeira, pois considerou sua proibição como preconceito e perseguição.
- Em 1972, a Capoeira foi reconhecida como “esporte” pelo Conselho Nacional de Desportos.
- Atualmente, a Capoeira é ensinada e praticada em Academias e Escolas como esporte para todas as idades, ambos os sexos e todas as camadas sociais, tanto no Brasil como em todo o mundo.
Salete Micchelini

Nenhum comentário: