segunda-feira, 28 de abril de 2008

Profecia auto-realizadora, o que é?


A aprendizagem é um processo interpessoal, construído de forma socializada e que envolve uma série de mecanismos conscientes e inconscientes. Procurar entender esses complexos vínculos entre as partes é determinante para o sucesso da relação. Em 1964, dois pesquisadores norte-americanos, ROBERT ROSENTHAL e LEONORE JACOBSON apresentaram seus estudos a respeito do fenômeno da PROFECIA AUTO-REALIZADORA.
A Profecia Auto-Realizadora consiste em projeções intuitivas e pré–concebidas que fazemos a respeito de outra pessoa, de um grupo ou de uma situação.Ela poderá ser positiva ou negativa e, inconscientemente, conduziremos a realidade para que nosso prognóstico sobre o fato se confirme.
Para exteriorizar nossas expectativas previamente elaboradas, utilizamos esquemas e pistas verbais e não-verbais, que são captadas por nosso alvo. Essas mensagens, ao serem introjetadas pelas pessoas, vão sendo colocadas em funcionamento de acordo com a expectativa que escolhemos para elas, até serem confirmadas e realizadas conforme nossa primeira intenção.
Cientes desse fenômeno, os psicólogos alertam aos pais e professores, para que estejam atentos para aquilo que projetamos e vamos conduzindo, que nunca façamos (pré)conceitos antecipados em nossas relações, pois elas poderão se realizar de uma forma a causar danos também.

Salete Micchelini

Nenhum comentário: